O CASO VARIG
A MAIOR TRAGÉDIA DA AVIAÇÃO BRASILEIRA


Nosso colega, MARCELO DUARTE LINS, mais conhecido como Cmte Marcelo Lins, lançou em 2015 o livro Caso Varig – a história da maior tragédia da aviação brasileira que aborda a trajetória difícil de milhares de funcionários que tiveram seus direitos podados com a  ilegal falência da empresa, e, além disso, explica muitas das decisões políticas que levaram a Varig à crise e à Recuperação Judicial. O livro aborda essa trajetória contando os bastidores que antecederam o “leilão” da empresa e a manutenção de uma unidade produtiva (FLEX).


O “Caso Varig” foi lançado pela Editora Jaguatirica, Rio de Janeiro, 2015, e também em diversas capitais brasileiras, tais como: Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, etc.

Marcelo, além de graduado pela Academia da Força Aérea, é bacharel em Ciências Aeronáuticas e trabalhou na Varig como piloto, viu de perto a queda da empresa e lutou pela preservação da companhia quando ocupava o cargo de diretor Administrativo e Financeiro da APVAR – Associação de Pilotos da Varig. Posteriormente, foi vice-presidente da Associação. 

Com a vivência como funcionário Varig, aliada à bagagem de mais de 19 mil horas de voo, Marcelo Lins traz um panorama importante do complexo e intrincado capítulo da venda da maior empresa brasileira.

A Varig era famosa e adorada pelo serviço de bordo impecável, tendo sido motivo de orgulho nacional durante muitas décadas. O livro é organizado em seções e explana passo a passo, de 1999 a 2008, a queda da empresa, suas crises, os problemas de gestão e fatores políticos e econômicos externos à empresa. O livro contém arquivos documentais, fotografias e relatos, acompanhando a longa luta dos trabalhadores da Varig na busca dos seus direitos trabalhistas e previdenciários (Fundo de Pensão AERUS).

Prólogo do autor, Marcelo Duarte Lins:
"Todos trabalhadores do Grupo Varig ativos, aposentados, pensionistas e demitidos perderam. Alguns, até a vontade de viver. Outros não perderam a capacidade de se indignar e de continuar a lutar para que venhamos a ter no futuro um país mais justo, e com a prevalência do Estado Democrático de Direito com respeito à Constituição e aos reais interesses do povo brasileiro. Num horror sem fim, até hoje tramitam processos de todas as espécies pelos tribunais que nos fazem refletir e vivenciar na própria carne o personagem de Franz Kafka no livro O Processo. Milhares de histórias carregadas com sofrimentos, dramas, desprezo, nojo, ódio, solidariedade, altivez e até de amor poderão ser contadas no desenrolar do Caso Varig, que despertam os melhores e piores sentimentos da alma humana".

Caixa de texto: No momento está sendo traduzido para o alemão e será lançado, em breve, para os países de língua germânica. 

Fontes: